Nosso Mosteiro

O início e a comunhão com a Ordem

Em 15 de setembro de 1993, um grupo de jovens, com a aprovação de seu Bispo, começou a viver sob a Regra de São Bento e em conformidade com as tradições cistercienses. Depois de alguns anos de contato com a Ordem Cisterciense, foi fundado em 1998 o Mosteiro Nossa Senhora de Nazaré. Nossa comunidade monástica masculina foi inicialmente acolhida pelo senhor Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, ao Sul do Brasil, que nos deu a aprovação canônica.

Nossos monges, que desde o início esforçaram-se por viver com honestidade e autenticidade os valores, a espiritualidade e a tradição cistercienses, buscaram com presteza o contato com o Abade Geral da Ordem, para que, apoiados pelo Bispo da Diocese, estabelecessem uma comunhão fraterna com a Ordem Cisterciense.

Com a intenção de aprofundar essa comunhão, alguns membros de nossa Comunidade já participaram dos Cursos de Formação Monástica oferecidos pela Ordem, em Roma. Além disso, o Mosteiro enviou monges para auxiliar nos trabalhos que a Cúria Geral Cisterciense precisou realizar durante a preparação para o Sínodo de 2004, e para os Capítulos Gerais de 2005 e 2010.

A vida no mosteiro

Desde o nascimento de nosso Mosteiro, empenhamo-nos em lançar raízes no município de Rio Pardo, com o desejo de criar o espaço próprio para que a vida monástica cisterciense, herdeira de uma tradição de mais de novecentos anos, seja expressão de nossa vocação ali onde Deus nos chama a vivê-la.

Mesmo sem ter ainda todas as instalações necessárias ao seu pleno funcionamento, o Mosteiro Cisterciense Nossa Senhora de Nazaré tem prestado serviços como: auxílio aos pobres; organização de encontros de formação espiritual; direcionamento pessoal e aconselhamento para a infância e a juventude; curso popular de atitudes e civilidade; aconselhamento para dependentes de drogas; curso básico de apicultura; curso de pães artesanais; curso para o fabrico de licores; produção de textos na área da espiritualidade; auxílio à comissão executiva do Centro Regional de Cultura do Vale do Rio Pardo, entre outras atividades.

Nossa Comunidade Monástica busca a Deus seguindo a Regra de São Bento, em oração, trabalho e silêncio. Apesar do acento fortemente contemplativo de nosso Mosteiro, recebemos também muitos visitantes, ansiosos por descobrir o Mosteiro, ou por encontrar-se com Aquele a quem os monges consagraram suas vidas: o Cristo Jesus.